emater-e-sejus

EMATER e SEJUS ajudarão pequenos agricultores de RO com a distribuição de mudas de café clonal

Share Button

emater-e-sejus A equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) devem ajudar  pequenos agricultores do Estado com a distribuição de mudas de café clonal.

A ideia surgiu após a visita do presidente da Emater, Luciano Brandão, à titular da Sejus, Etelvina Rocha, que sugeriu produzir mudas da espécie na Fazenda Futuro utilizando a mão de obra reeducanda. A iniciativa vai ao encontro do anseio do governador Marcos Rocha que prometeu dar apoio aos pequenos agricultores.

Na Fazenda Futuro, os apenados realizam o plantio de várias culturas como: manga, cacau, banana, laranja, macaxeira, entre outras espécies. Um trabalho de reinserção social quem vem dando certo ao longo dos anos.

O presidente da Emater sugeriu firmar um termo de cooperação entre Emater e as Secretaria de Justiça, da Agricultura (Seagri) e Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a fim de alcançar pequenos produtores com a distribuição de mudas de café clonal, dando todo o suporte técnico. “Juntos podemos produzir efetivamente para o estado de maneira conjunta”, ponderou a secretária Etelvina Rocha.

Plantação de castanheiras
Outro assunto que entrou em pauta foi o plantio de castanheiras enxertadas, que pode ser feito por mão de obra reeducanda. A vantagem da castanheira enxertada é que a produção ocorre em até cinco anos, enquanto que a nativa leva 12 anos para dar os primeiros frutos. O projeto da Emater está destinado para os municípios de Rolim de Moura e Alvorada D´Oeste, mas as mudam devem ser produzidas na Fazenda Futuro em Porto Velho.

 

Por: Rejane Júlia/Secom
Esporteenoticia.com

 

Commentarios


Este Post Foi Útil:

0 votes, 0 avg. rating

wellington gomes - .

Share Button

Jornalista

Commentarios