Os amantes de esportes olímpicos que ficaram na curiosidade e expectativa para acompanhar os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 pôde reparar que no dia 20 de outubro, data da abertura da competição, nenhuma emissora de TV, seja ela aberta, ou fechada, transmitiu a abertura, muito menos as disputas das mais diversas modalidades.
Por que os Jogos Pan-Americanos não são transmitidos na TV
Até a última edição dos Jogos Pan-Americanos, realizada em 2019, em Lima, no Peru, as diversas competições foram transmitidas em TV aberta. O problema para a não transmissão dos jogos começou oito anos antes, em 2011, quando a Rede Record adquiriu os direitos de transmissão do Pan de 2011, disputado em Guadalajara, no México, e das Olimpíadas de Londres em 2012. A emissora fechou um pacote de transmissão para os jogos de 2015, e também de 2019.
A disputa da emissora de Edir Macedo e a Rede Globo de Televisão pelos direitos de transmissão dos jogos inflacionou o mercado. Enquanto a Record detinha os direitos do Pan, foi da Globo os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e depois em 2020/2021, em Tóquio, no Japão. Essa briga fez com que a Panam Sports, empresa detentoras dos direitos, acreditasse que qualquer canal de TV aberta, ou fechada, iria pagar o preço que fosse cobrado para a transmissão das modalidades.
Apesar do Brasil ser o 3º maior mercado da Panam Sports, o valor de cinco milhões de dólares, cobrados pela empresa para adquirir os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos do Chile, não foi aceito por nenhuma emissora de TV, seja ela aberta, ou fechada, já que o montante foi considerado muito acima da perspectiva de retorno financeiro do evento. Nem mesmo o Pan de 2007, realizado no Rio de Janeiro, teve um lucro tão alto quanto o estipulado pela empresa para 2023, e por isso, nenhum canal se interessou pela transmissão dos jogos.
Erro na previsão de ganhos custou a transmissão do Pan na televisão
Com a televisão fora do negócio, coube ao Comitê Olímpico Brasileiro, entrar na jogada, e mudar um pouco a história das negociações. O próprio Comitê entrou em contato com a Panam Sports e negociou os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, utilizando o Canal Olímpico do Brasil, que há algum tempo trabalha a transmissão de eventos esportivos no YouTube de forma aberta. O valor fechado para a transmissão de todos os eventos da competição foi de aproximadamente um milhão de dólares.
O valor fechado foi bem abaixo do esperado pela Panam Sports, porém a sacada do Comitê Olímpico Brasileiro foi colocar em pauta o fato de que nenhuma outra emissora pagaria a mais pelos direitos de transmissão do evento. Sendo assim, a única maneira de receber algum lucro seria aceitar as condições impostas pelo COI. Para a entidade máxima do esporte olímpico no Brasil, existe a necessidade de transmitir os Jogos Pan-Americanos por dois motivos importantes.
Primeiro, o Brasil vai muito bem dentro da performance olímpica, e com isso dá maior visibilidade aos seus atletas e patrocinadores. Outro motivo é a exposição dos próprios atletas, para que dessa forma, consigam patrocínios importantes para o ciclo olímpico do próximo ano. Vale lembrar que boa parte dos brasileiros presentes no Pan de Santiago utilizam a competição como teste para as Olimpíadas, que será realizada em Paris.
O COB foi astuto em comprar os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos deste ano, e a partir da aquisição começou a traçar a sua estratégia para a divulgação das competições. A decisão foi encontrar um parceiro de mídia aberta, que pudesse pagar um pouco pela transmissão das competições, ou gerar uma boa receita para poder dividir o montante arrecadado posteriormente.
Onde vai passar o Pan-Americano?
Sendo assim, os únicos canais que detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago são a Cazé TV, e também o Canal Olímpico Brasileiro. Casemiro Miguel, um dos maiores streamers do Brasil, é também parceiro e embaixador do Comitê Olímpico Brasileiro, e por conta disso se tornou uma solução “caseira” para o problema de arrecadação dos jogos de Santiago.
O COI cedeu os direitos de transmissão de alguns eventos para a Cazé TV, que em troca, correu atrás dos patrocinadores e, ao final dos jogos, vai fazer a divisão da receita gerada, o que deve gerar um bom dinheiro para o comitê. Foram fechados oito patrocinadores para a transmissão do Pan de Santiago. Apesar do valor arrecadado não alcançar a casa de 1 milhão de dólares investidos pela entidade, pelo menos, parte deste montante vai retornar por conta do trabalho feito pela Cazé TV, que além de entregar financeiramente, vai também dar muita exposição aos atletas brasileiros.
Já o Canal Olímpico Brasileiro fará a transmissão de todas as competições do Pan. A plataforma foi dividida em quatro canais diferentes dentro do YouTube e vai gerar mais de 700 horas de transmissão, em parceria com a produtora NSports. Pela 1ª vez na história, os Jogos Pan-Americanos terão transmissão via streaming, assim como foi a Copa do Mundo do Catar no ano passado, o que demonstra uma nova tendência no mercado de transmissões esportivas no cenário brasileiro e internacional.
Qual o desempenho do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago?
Por enquanto, a delegação brasileira já conseguiu importantes medalhas na disputa do Pan. Destaque para o skate, com Rayssa Leal e Lucas Rabelo e na natação com as seguintes conquistas:
- Equipe Masculina de Natação (Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro) —(Revezamento 4x100m livre);
- Equipe Mista de Natação (Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Ana Vieira e Stephanie Balduccini) — (Revezamento 4x100m livre misto);
- Guilherme Caribé — Natação (100m livre);
- Guilherme Costa — Natação (800m freestyle).
Por: Lucas de Souza/Trivela
Esporteenoticia.com