sábado, janeiro 28, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCampanhaAtenção, motoristas: Radar inteligente de longa distância para multar os imprudentes, a...

Atenção, motoristas: Radar inteligente de longa distância para multar os imprudentes, a tecnologia pretende reduzir acidentes no trânsito

A segurança no trânsito encontrou uma grande aliada: a tecnologia. Cada vez mais ela é usada para reduzir as infrações e orientar os condutores que fogem das regras. Agora um radar inteligente vai registrar as infrações cometidas pelos motoristas mesmo a longas distâncias, então é bom se preparar ao sair de casa.

O radar é capaz de registrar tudo: excesso de velocidade, manobras perigosas, retornos irregulares, motociclistas sem capacete e muito mais. Sendo assim, não dá para vacilar sem garantir uma punição. Com a fiscalização reforçada por meio do radar inteligente, a proposta é reduzir as infrações e melhorar a segurança nas vias.

Radar inteligente

A tecnologia vem sendo chamada de “laço indutivo”. Ela permite registrar infrações de todos os tipos, como avanço de sinal vermelho, falta do capacete, conversão proibida, ultrapassagem, fluxo na contramão e outras infrações.

O sistema de radar inteligente é aliado às câmeras de monitoramento de alta definição. O recurso permite capturar as imagens dos veículos e da moto, independentemente do local da via. Com as informações mais precisas, as autoridades responsáveis pelo trânsito poderão autuar os motoristas infratores da melhor forma.

“Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, inclusive das motos, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explicou Guilherme Araújo, especialista em mobilidade.

A tecnologia já é usada em algumas cidades, são elas: Aracaju (SE), Novo Hamburgo (RS), Anápolis (GO), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Desde 2020, o radar inteligente já está sendo usado no Pará.

O recurso espera em curto prazo reduzir o número de acidentes, principalmente aqueles envolvendo motos. Um levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostra que, só no primeiro semestre de 2022, houve um registro de 50% no aumento das vendas de motos.

Com mais motos no trânsito, o número de acidentes também é maior, assim como as infrações também. Foram 71.344 ocorrências de violações no país envolvendo motos e 54% de todos os casos de acidentes no trânsito.

 


Por:
Gabriela Penha
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments