A segurança no trânsito encontrou uma grande aliada: a tecnologia. Cada vez mais ela é usada para reduzir as infrações e orientar os condutores que fogem das regras. Agora um radar inteligente vai registrar as infrações cometidas pelos motoristas mesmo a longas distâncias, então é bom se preparar ao sair de casa.
O radar é capaz de registrar tudo: excesso de velocidade, manobras perigosas, retornos irregulares, motociclistas sem capacete e muito mais. Sendo assim, não dá para vacilar sem garantir uma punição. Com a fiscalização reforçada por meio do radar inteligente, a proposta é reduzir as infrações e melhorar a segurança nas vias.
Radar inteligente
A tecnologia vem sendo chamada de “laço indutivo”. Ela permite registrar infrações de todos os tipos, como avanço de sinal vermelho, falta do capacete, conversão proibida, ultrapassagem, fluxo na contramão e outras infrações.
“Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, inclusive das motos, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explicou Guilherme Araújo, especialista em mobilidade.
A tecnologia já é usada em algumas cidades, são elas: Aracaju (SE), Novo Hamburgo (RS), Anápolis (GO), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Desde 2020, o radar inteligente já está sendo usado no Pará.
Com mais motos no trânsito, o número de acidentes também é maior, assim como as infrações também. Foram 71.344 ocorrências de violações no país envolvendo motos e 54% de todos os casos de acidentes no trânsito.
Por: Gabriela Penha
Esporteenoticia.com