domingo, maio 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasAtenção: Uso do capacete tem novas regras importantes para manter a segurança...

Atenção: Uso do capacete tem novas regras importantes para manter a segurança de quem pilota; saiba mais, veja o que mudou

Quem pilota motos sabe da importância que os capacetes têm. Isso acontece porque o seu uso, que é obrigatório, pode impedir que os motociclistas sofram consequências mais sérias caso eles se envolvam em acidentes de trânsito. O capacete pode, por exemplo, evitar que aconteça impactos muito fortes, como as pancadas ou ferimentos, que podem acabar sendo mortais.

Nesse sentido, o uso do capacete é essencial, mas não basta simplesmente pegar qualquer um e colocá-lo na cabeça. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina uma série de regras para o capacete, e os pilotos devem estar atentos para cumpri-las pois, do contrário, podem enfrentar penalidades que vão além do risco à segurança pessoal.

Regras para o uso do Capacete foram ALTERADAS: saiba mais
Saiba mais sobre as regras do uso do capacete / Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uso do capacete

Antes de mais nada, é importante destacar que, de acordo com o CTB, o uso do capacete precisa atender aos critérios de tamanho, tipo, forma de uso e modelo.

Além disso, também é necessário que o item tenha o selo do INMETRO, instituição nacional responsável por assegurar o padrão de qualidade dos produtos vendidos em território nacional. Com isso, é possível se certificar de que o item, de fato, apresente as características necessárias.

Assim, atualmente já há diversas regras válidas e que devem ser seguidas pelos pilotos. No entanto, toda vez que uma nova diretriz ou consideração aparece, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) pode notificá-la, caso ela seja considerada válida a ser seguida.

Essa é uma maneira de poder trabalhar para que os pilotos consigam ter uma maior segurança no trânsito, especialmente considerando que eles estão mais expostos em caso de acidentes quando se compara as motos aos carros, por exemplo.

Novas regras

De acordo com a resolução 940/22 do CONTRAN, o capacete deve vir com o selo de certificação do INMETRO. Além disso, as novas regras também dizem respeito ao uso do item pelos pilotos.

Dessa maneira, é preciso que ele se fixe na cabeça por meio do conjunto composto pelo engate e cinta jugular, que passam abaixo do maxilar inferior. É necessário que seja dessa forma pois muitos pilotos costumam deixar a presilha solta.

Contudo, vale a pena ressaltar que ao fazer isso diminui-se o nível de segurança do piloto, pois o capacete pode ficar solto.

Outra questão é com relação ao componente refletivo que agora deve constar nas partes traseira posterior e nas laterais. Com isso, ao dirigir durante a noite o piloto pode ter mais segurança, pois os outros motoristas da via poderão identificá-lo mais facilmente.

Além disso, ainda é preciso manter o uso da viseira, porque ele é obrigatório. Entretanto, caso o piloto queira ele poderá utilizar óculos de proteção, que passam a ser obrigatórios caso o piloto não deseje utilizar a viseira.

Mas os óculos de proteção são óculos específicos para este fim, não sendo permitido que os pilotos utilizem outros tipos, como óculos de sol, para substitui-los.

 

 

Por: Said Slaibi/Pronatec
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments