terça-feira, junho 4, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCampanhaAtenção: Veja Aqui os principais sinais e sintomas do CÂNCER DE PRÓSTATA,...

Atenção: Veja Aqui os principais sinais e sintomas do CÂNCER DE PRÓSTATA, saiba os exames que determinam o diagnóstico

A multiplicação descontrolada das células é a causa da formação de tumores benignos e malígnos, sendo o segundo exemplo o caso do câncer de próstata. No Brasil, cerca de 63 mil pessoas contraem o câncer de próstata todos os anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O câncer de próstata é reconhecido através de alguns sintomas, que podem passar despercebidos ou se confundirem com os sinais de outras doenças. Diante disso, é importante, assim que iniciar a suspeita de algum sintoma de câncer de próstata, procurar um médico especialista para conseguir um diagnóstico preciso com base em exames.

SINTOMAS CÂNCER PRÓSTATA:

O câncer de próstata pode ser assintomático, ou seja, não apresentar sintomas na fase inicial. No entanto, quando o quadro é sintomático, os sinais mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora para começar e terminar de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Presença de sangue na urina;
  • Disfunção erétil;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA:

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito a partir dos exames a seguir: Exame de toque retal. Mais conhecido como exame de toque, essa forma de identificação analisa o tamanho, a forma e a textura da próstata, palpando as partes posterior e lateral da próstata. Para realizar o exame de toque retal, o médico introduz um dedo protegido por uma luva lubrificada no reto do paciente.

Esse exame mede a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue do paciente. Essa proteína, em níveis altos, pode indicar o desenvolvimento de um câncer de próstata, ou de outras doenças benignas.

Biópsia

A confirmação da doença só é feita a partir da biópsia, mesmo que o paciente já tenha realizado os exames acima.Na biópsia, são retirados pequenos pedaços da próstata para análise em laboratório. NOVO EXAME passa a detectar Câncer de Próstata pelo sangue; confira.

(Atenção: As informações dessa matéria não substituem uma consulta médica. Procure uma avaliação clínica para obter o diagnóstico e tratamento específico em caso de câncer de próstata).

REFERÊNCIAS: Cartilha do Câncer de Próstata – Ministério da Saúde/Instituto Nacional de Câncer (INCA), Compartilhe…

 

Por: Meliah Batista/Jc.ne10.Uol
Esporteenoticia.com

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular