A última grande pesquisa de torcidas do Brasil, publicada em julho pelo jornal O Globo, em parceria com o Ipec, indicou os vinte clubes mais populares do país. Pela ordem: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Santos, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Fortaleza, Sport, Fluminense, Paysandu, Ceará, Vitória, Santa Cruz e Athletico Paranaense.
São trinta anos. Nunca mais Athletico Paranaense, Fortaleza, Ceará e Bahia estiveram juntos com os doze mais populares do país, grupo em que estão Vasco, Cruzeiro e Grêmio, que neste ano lutaram neste ano para retornar à elite.
Maracanã lotado é trunfo do Flamengo contra o Internacional pela Libertadores
É possível debater os números, mas é inegável que a presença de tantos clubes populares permitirá um trabalho forte, para dinamizar o público nos estádios. Este Brasileirão de 2022 está perto de ser o segundo em público na história do campeonato, o índice mais positivo desde os 22.900 espectadores por jogo registrados em 1983.
Mas não será por rezar mais ou menos. É preciso reumir os clubes, compreender com os departamentos de marketing o que está funcionando de mirar índices mais altos. É possível chegar a 25 mil de média, tendo dezesseis dos vinte clubes mais populares do país na Série A.
Por: Blog do PVC/Ge
Esporteenoticia.com