sábado, janeiro 28, 2023
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasCOFEN emite resposta incisiva à declaração de ministro que SUSPENDEU PISO, posicionando...

COFEN emite resposta incisiva à declaração de ministro que SUSPENDEU PISO, posicionando sobre despacho de Luís Roberto Barroso

O ministro do STF Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei do piso salarial enfermagem, proferiu um despacho solicitando mais informações sobre proposta favorável ao reajuste.

O despacho de Barroso, desta sexta-feira (30), solicitou ao Senado e à Câmara estudos sólidos sobre a Emenda 127/2022, que sugere novas fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PRONUNCIAMENTO DO COFEN

Os Conselhos de Enfermagem asseguram compromisso com os profissionais beneficiados pela lei do piso salarial enfermagem, prevendo uma articulação de apoio com deputados e senadores.

LEIA MAIS: ESTADO ANTECIPA PAGAMENTO do PISO para JANEIRO; confira promessa de campanha

Além disso, o comunicado reforçou a importância do piso salarial da enfermagem como marco histórico de valorização dos trabalhadores da saúde e fruto de ampla mobilização de entidades e parlamentares.

“O Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem vão continuar lutando com a diligência necessária, buscando solucionar este terrível impasse para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes sejam efetivamente reconhecidos e possam alcançar a tão sonhada valorização”, garantiram.

IMPORTÂNCIA DA EMENDA PARA O PISO SALARIAL ENFERMAGEM

A EC 127 aponta o uso do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso salarial enfermagem das instituições de rede pública.

Outros setores beneficiados pela Emenda são entidades filantrópicas e prestadores de serviços com atendimento mínimo de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, os Conselhos atuam sob o status de amicus curiae, junto ao STF, para tentar derrubar a liminar que persiste suspendendo a Lei 14.434/22, que assegura o piso salarial enfermagem.

Por: Cinthya Leite/Jc.ne10.Uol
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments