Apesar de ser considerado um exercício “fácil” por muita gente, não faltam pesquisas e especialistas garantindo que caminhar pode ser uma forma eficiente de previnir doenças, especialmente as cardíacas. A caminhada é uma atividade física de baixo impacto, e pode ser praticada por quase qualquer pessoa.
O mínimo necessário de passos na caminhada
Em agosto de 2023, um levantamento publicado no European Journal of Preventive Cardiology comparou dados de 17 estudos e chegou a uma resposta mais definitiva sobre a quantidade ideal de passos para uma caminhada eficaz.
O mesmo estudo indica que quantos mais passos, melhor. A cada mil pernadas a mais, foi identificada uma redução de 15% nos riscos de morte por qualquer doença.
Quantidade de passos varia por pessoa
A quantidade ideal, porém, varia conforme idade e gênero. Para indivíduos jovens, o resultado mais positivo foi observado em participantes que deram entre 7 mil e 13 mil passos por dia. Adultos acima dos 60 anos tiveram melhor resultado entre 6 mil e 10 mil pernadas diárias.
A revisão de estudos analisou dados de 226 mil pessoas da Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Noruega e Espanha. Em média, os participantes foram acompanhados por 7,1 anos para chegar aos resultados.
Por: Bruno Bucis/Metropoles
Esporteenoticia.com