O ano do esporte em 2022 está chegando ao fim. E muita coisa aconteceu no esporte rondoniense.
Novo Escudo do Real Ariquemes — Foto: Divulgação
No futebol, o auge do futebol rondoniense com o acesso do Real Ariquemes ao Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. No masculino, títulos no profissional e mais um ano seguido de conquista no Rondoniense Sub-20.
Zico acompanha as finais da competição — Foto: Matheus Gama
O galinho de Quintino, Zico, desembarcou em Porto Velho. Isso para observar a primeira edição da Copa Zico. E é claro, o ídolo rubro-negro falou sobre os atletas que estiveram em campo e sobre seleção.
Na Ásia, tivemos desbravador. O rondoniense Bruno Arrabal foi o primeiro brasileiro a ser campeão e conquistou acesso nas Maldivas. O volante rondoniense subiu com o Buru SC na Dhivehi Premier League, de Maldivas.
Bruno Arrabal na frente do Buru em comemoração de título — Foto: Divulgação
O goleiro rondoniense Mycael foi convocado para a Seleção Brasileira sub-20 para a disputa do Sul-Americano no próximo ano.
Mycael em amistoso da Seleção Brasileira — Foto: Arquivo pessoal
Divisa bicampeão brasileiro de futebol 7 pela CBSS — Foto: Divulgação/Society Rondônia
O nosso fut7 é o melhor do Brasil. Ao menos na Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (CBF7S), com o Solimões – que também faturou a Supercopa do Brasil -, e da Confederação Brasileira de Soccer Society(CBSS), com o Divisa, levantamos as taças do Brasileiro. A Asdericel, por sua vez, ficou com o vice-campeonato.
Jogadores do Solimões se jogam em gramado society molhado após conquista do nacional — Foto: Diego Amaral
Bandeira toda em fuxico enfeita casa para jogos do Brasil na Copa em Porto Velho — Foto: Arquivo Pessoal
Nas lutas, Paulo Vinicius Oliveira foi o único rondoniense à compor a seleção brasileira de taekwondo pela categoria cadete (de 12 à 14 anos) e também marece destaque. Paulinho fez parte da seleção brasileira que participou do Mundial que ocorreu no leste europeu, na Bulgária.
Paulo Vinícius, de Porto Velho, Taekwondo — Foto: Arquivo Pessoal
No judô paralímpico, Danilo Silva, que é da Classe B1 (cegueira total), faturou o título da Gymnasiade 2022, o Mundial Escolar, realizada na Normandia, na França. Além disso, antes de encerrar a temporada, o atleta ainda faturou medalhas de ouro nas Paralímpiadas Escolares Brasileiro, em São Paulo.
Danilo tem 16 anos e já foi convocado pela Seleção Brasileira — Foto: Arquivo Pessoal
Por falar em judô, o ginásio Cláudio Coutinho foi sede do Campeonato Brasileiro Sênior de Judô. Rafaela Silva e Leandro Guilheiro estiveram presentes. No geral, as seleções de Minas Gerais, no masculino, e São Paulo, no feminino, foram as vencedoras.
O mesmo local seria sede do TMB Challenge Plus. Com direito a presença de Hugo Hoyama, ex-mesatenista e técnico da seleção feminina de tênis de mesa, observando os atletas.
Fomos até o km 50 do ramal Maria Conga, onde fica a Aldeia Kyowã. Isso para conhecer os indígenas da Escola Indígena, de mesmo nome, e o projeto do professor Flávio Albuquerque.
Por meio da iniciativa dele, os indígenas Eliane Yjhodna Karitiana, Sheila Karitiana, Elias Paulo Karitiana e Elizeu Karitiana estiveram em Porto Velho participando dos Jogos Escolares da Juventude na fase Macrorregional da capital. Eles disputaram as provas de ciclismo e atletismo.
Posteriormente, Elias Paulo Karitiana e Elizeu Karitiana se classificaram no ciclismo para a fase estadual em Cacoal. Além disso, Maicon Romano se destacou a nível nacional e conquistou a classificação para o Mundial em 2023, além de receber certificado pela Federação de Ciclismo de Rondônia (FECRO).
José Neto, no tênis de mesa, foi convocado para a seletiva para a Seleção Brasileira da modalidade, em sua categoria. O atleta ficou em quarto lugar na seletiva, venceu o Challenger Plus em Porto Velho e em Manaus, dentre outros também apareceram como destaque.
José Neto, atleta da Associação GuedesTT-RO, vai buscar em Porto Velho o título mirim. — Foto: Miriam Jeske
No quesito cobertura, o Globo Esporte Rondônia vence em duas categorias no Prêmio Esporte Rondônia. Os jornalistas Juan Rodrigues, Matheus Gama e o cinegrafista Gustavo Luz receberam a premiação do Prêmio Esporte Rondônia. Isso no ano em que o ge.globo/ro completou 10 anos. Relembramos as notícias mais lidas nesse período e as personalidades do esporte rondoniense também falaram sobre a página.
Juan Rodrigues e Matheus Gama, juntamente com o cinegrafista Gustavo Luz, ganham para o Globo Esporte Rondônia premiação — Foto: Arquivo Pessoal
Veja as matérias mais lidas em 2022
Página provoca Palmeiras, Real Ariquemes rebate publicação e internet reage: “Queria ter essa autoestima”
Tweete atribuído à Real Ariquemes provoca Palmeiras; clube nega ligação — Foto: Redes Sociais
A assessoria do clube de Ariquemes desmentiu a publicação e reforçou o respeito com a equipe paulista.
Sincerão, meio-campo do Rondoniense chama atenção pelo futebol e por declaração contra o Operário-PR: “Era muita dor de barriga”
Redes Sociais comentam sobre Berguinho — Foto: Redes Sociais
O meio-campista do Rondoniense, Berguinho, fez uma declaração inusitada ao ser substituído durante o primeiro tempo na Copinha. Autor de dois passes para gols, o jogador deu uma “saidinha” para o banheiro antes do intervalo.
Arielson, jogador rondoniense do Cruzeiro — Foto: Arquivo Pessoal
Arielson, meio-campista rondoniense, assinou contrato profissional com a equipe do Cruzeiro neste ano até 2024.
O portovelhense jogava nas categorias de base do Avaí de Rondônia e foi transferido para o clube mineiro, por meio do observador técnico, Paulinho Nascimento.
Com volta de Fabrício, ex-Internacional, e reforços, União Cacoalense terá força máxima na rodada
Fabrício, ex-Inter, no União Cacoalense — Foto: Matheus Nascimento
O meio-campista Fabrício retornou ao clube e pôde reforçar a raposa da BR contra o Porto Velho. O placar da partida terminou empatado, em jogo marcado também pelo retorno da torcida ao clube no estádio.
Fabrício, ex-Inter, Vasco e Cruzeiro é anunciado pelo União Cacoalense
Fabrício, ex-Inter, com o presidente do União Cacoalense, Wesley Dias — Foto: Divulgação
O lateral-esquerdo Fabrício, com passagens em clubes como Vasco, Inter e Cruzeiro, foi apresentado pela raposa da BR em janeiro.
O jogador terminou a sua passagem no clube cacoalense com dois gols marcados. O atleta também comentou, em entrevista ao ge.globo/ro, sobre a sua participação no futebol rondoniense.
Tratado como joia no Palmeiras, Endrick presenteia atacante do Real Ariquemes com chuteira: “Me incentivou a não desistir”
Endrick, do Palmeiras, e Adrianinho, do Real Ariquemes — Foto: Josiel Silva
Exemplo de resiliência, o atacante do Real Ariquemes recebeu chuteira da mais nova promessa do futebol brasileiro, Endrick. Além da chuteira, o jogador palmeirense também incentivou o atleta rondoniense a não desistir da carreira.
Ramon Osni, ex-Flamengo, Corinthians e Atlético Mineiro, retorna ao União Cacoalense
Ramon Osni, União Cacoalense — Foto: Divulgação
O meio-campista com passagens por clubes como Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, entre outros, voltou para a raposa da BR neste ano. O jogador já tinha atuado em 2021 pelo clube.
Neymar e Danilo: fisioterapeuta opina sobre lesões em Copa do Mundo
Vanderlei Nascimento tratando lesão de tornozelo em Porto Velho — Foto: Jheniffer Núbia/G1 Rondônia
Com as lesões dos jogadores da Seleção Brasileira, o ge.globo/ro procurou um especialista na área para comentar sobre a recuperação dos atletas lesionados. O fisioterapeuta portovelhense, Vanderlei, destacou a evolução da área e apontou as expectativas para a volta dos craques.
Com direito a gol de Fabrício, ex-Inter, Vasco e Cruzeiro, União Cacoalense está na final do 2º turno do Rondoniense
Fabrício do União Cacoalense — Foto: mbcproduções
Um dos dois gols marcados pelo jogador foi na semifinal do segundo turno do estadual. Na ocasião, o clube de Cacoal empatou com o Genus sem gols no primeiro jogo. Na volta, Fabrício e Wellinghtinho anotaram os gols que levaram o União Cacoalense para a final.
Por: Juan Rodrigues e Ian Gabriel* Ge/Porto Velho
Esporeternoticia.com