Desde o último domingo (8) pelo menos duas torres de transmissão de energia foram derrubadas em Rondônia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que “há indícios de vandalismo” entre os motivos da queda.
O caso mais recente foi registrado em Rolim de Moura (RO). A empresa concessionária do serviço de transmissão de energia, comunicou à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência, sobre a derrubada da torre na madrugada de segunda-feira (9). Foi constatado que os cabos de fixação “foram intencionalmente cortados”.
Outra queda
Torre de energia é derrubada em Rondônia e Aneel diz que ‘há indícios de vandalismo’ — Foto: Eletronorte/Reprodução
Uma outra torre de transmissão de energia instalada na Zona Rural de Itapuã do Oeste, em Rondônia, foi derrubada na madrugada de domingo (8). Por causa disso, segundo a Energisa, responsável pela distribuição de energia no estado, cerca de 300 famílias ficaram por horas sem energia elétrica.
Já a Eletronorte, que também atua na transmissão e geração de energia, informou que mobilizou equipe para substituição da torre em Itapuã, com previsão “de conclusão dos serviços ao longo da quarta-feira (11)”.
“A Eletronorte informa ainda que atua também no encaminhamento de informações e registro de ocorrência policial para que os órgãos competentes apurem os fatos e identifiquem os responsáveis”, consta na nota.
O g1 entrou em contato com as usinas de Jirau e Santo Antônio questionando sobre os possíveis prejuízos causados pela queda e também se a geração de energia foi afetada. A Santo Antônio informou que nesta terça-feira a geração não está prejudicada. O g1 aguarda retorno de Jirau.
Queda de torre no Paraná
Uma torre de transmissão instalada em Medianeira, no oeste do Paraná, também caiu, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O caso aconteceu na segunda (9).
Em relatório de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro onde constam as informações sobre a queda, a Aneel cita que “há indícios de vandalismo” na queda da torre já que “não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”.
Por: G1/RO-PVH
Esporteenoticia.com