Na noite da sexta-feira (21), diversas partes do mundo tiveram céus limpos para observar a Lua Cheia de Morango. O fenômeno teve início às 22h08 (horário de Brasília) e encerrou neste sábado (22), às 06h48, de acordo com o aplicativo Sky Tonight. O nome foi dado à lua cheia de junho pelos nativos americanos; temporada de colheita de morangos no hemisfério norte era realizada neste mês.
Esse nome foi dado à lua cheia de junho pelos nativos americanos, já que a temporada de colheita de morangos no hemisfério norte era realizada neste mês. Isso não significa que a Lua ficará rosa ou vermelha, já que o nome do evento não está associado aos fenômenos visuais do astro — que poderá aparecer em tons de branco ou alaranjado.
Na sexta, também foi possível observar outros planetas do Sistema Solar. Vênus e Mercúrio fiaram posicionados abaixo do horizonte, com o primeiro se pondo 21 minutos após o pôr do sol, e o segundo, 43 minutos.
Origem do nome
O apelido desta Lua varia de acordo com o povo. Na Europa, esta fase de junho era chamada de Lua da Rosa ou Lua de Hidromel — uma bebida típica feita com a fermentação de mel misturado com água.
Alguns funcionários da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, têm seu próprio nome para a mudança de fase do astro em junho. Eles a chamam de Lua do LRO em homenagem ao Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), uma espaçonave que orbita nosso satélite lançada em junho de 2009.
Por: CNNbrasil
Esporteenoticia.com