domingo, setembro 25, 2022
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioCampanhaAs eleições de 2022 terão os horários de votação uniformizados em todo...

As eleições de 2022 terão os horários de votação uniformizados em todo o país, veja aqui seu fuso horário diferenciado, para se adequar

Pela primeira vez, votação começa às 8h e termina às 17h segundo o horário de Brasília; estados com fuso diferente terão horário diferenciado para se adequar

Gabriela Coelho da CNN

Nas eleições de 2022, as seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília, desde que não haja eleitores na fila. Como consequência, estados com fuso horário diferente da capital terão de se adequar à medida.

Os estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso terão a votação iniciada uma hora antes, levando em conta horário local. No estado do Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde, mantendo-se, em todos os estados, o mesmo número de horas para a votação.

Essa regra não se aplica ao voto no exterior. Na prática, a votação passa a ter os seguintes horários, de acordo com o horário local:

  • Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Pará: das 7h às 16h;
  • Acre: das 6h às 15h;
  • Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h;
  • todos os demais estados (fuso horário de Brasília): das 8h às 17h.

As eleições estão marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).

Em dezembro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que, nas Eleições Gerais de 2022, o horário de início de votação seria uniformizado pelo horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.

Os ministros analisaram minutas de resolução. O ministro Edson Fachin propôs a unificação de horário de início e fim da votação em todas as unidades da federação.

Na ocasião, o ministro Luís Roberto Barroso, disse que a diferença no horário de encerramento de votação produziu interpretações, teorias conspiratórias e problemas nas eleições municipais de 2020.

“Problemas esses que gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro. portanto, reconhecendo as dificuldades que possam advir, mas confiantes na boa vontade das autoridades e da população acreana, e o TSE dará as autoridades eleitorais do Acre todo o apoio para adaptação das circunstâncias do processo eleitoral ao horário nacional”, disse Barroso.

 


Por:
Luiza Martins/CNN-Brasil
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments