quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasPor que os uruguaios cantaram no Qatar que são tetracampeões do mundo,...

Por que os uruguaios cantaram no Qatar que são tetracampeões do mundo, mesmo só duas Copas do Mundo; entenda…

Mas por que os torcedores da Celeste estão dizendo que são tetracampeões do mundo sendo que só venceram duas Copas, sendo elas em 1930 e 1950)? Para ter a resposta, o ESPN.com.br conversou com vários fãs do Uruguai; de acordo com eles, o canto se deve ao fato da Celeste ter vencido dois torneios de futebol nos Jogos Olímpicos, em 1924 e 1928, antes da Fifa criar a Copa do Mundo, em 1930.

“Vamos lá, eu te explico. Antes de ter o Mundial de 1930, que foi a primeira Copa do Mundo, no Uruguai, os torneios olímpicos de futebol eram considerados os primeiros torneios mundiais de futebol, por causa da falta de infraestrutura para realizar uma Copa do Mundo como se conhece hoje”, disse um torcedor.

“Então, a Fifa organizava os torneios de futebol olímpicos, dentro dos Jogos Olímpicos, em 1924, na França, depois em 1928, em Amsterdã. A parte de futebol olímpico foi feita pela Fifa e se considerava como mundial e nós ganhamos. Por isso, inclusive, foi reconhecido oficialmente pela Fifa. Não entenda que foi uma manobra….”, acrescentou.

Em tom irônico, outro uruguaio não gostou muito da pergunta feita por um veículo brasileiro. “Somos quatro vezes campeões do mundo. É necessário entender um pouco mais de história, então vou dar uma aula de história aos irmãos brasileiros… As Olimpíadas, 24 e 28, são consideradas campeonato do mundo, por isso temos quatro, assim como Bélgica tem uma. Somos tetracampeões. O primeiro tetracampeão”, salientou.

Perto dali, um hincha mais exaltado apontou para o escudo da camisa e contestou. “1924, 1928, 1930 e 1950. Você sabe de futebol? Sabe mesmo de futebol? Então não me pergunte isso. Pergunte a você mesmo. Acha justo? É isso. Assim eu gosto”, rebateu.

Para os fãs da Celeste, é mais do que justo que a camisa da seleção tenha quatro estrelas douradas acima de seu escudo. “São quatro títulos mundiais: duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas, nos Jogos Olímpicos. São quatro títulos que foram conquistados em um jogo mundial. Pode ter discussão, pode ter quem goste, mas na nossa camisa podemos colocar as quatro estrelas”, afirmou um torcedor.

“Sim, é justo. Porque não é algo que pode ser extinto, e ganhamos os torneios olímpicos de forma legal. Agora tem várias equipes na Copa do Mundo, é um torneio mais competitivo, mas naquele momento também era difícil ser campeão do mundo, não era fácil”, argumentou outro.

Perguntados se achariam justo o Brasil adicionar mais duas estrelas ao seu uniforme, referentes aos ouros olímpicos de 2016 e 2020, os uruguaios se dividiram. “É diferente. Você sabe de futebol, meu querido? Então você não pode me perguntar isso. Em 24 e 28 era a Copa do Mundo, agora (a Olimpíada) não é a Copa do Mundo. Então não seria justo”, disse um.

“É justo. O Brasil pode fazer o que quiser com a camisa, porque é deles. Eu acho que pode adicionar, se tiver Mundial da Olimpíada, pode adicionar a estrela, sim, não pode questionar. É coisa de Brasil e dos brasileiros. No Uruguai, não se discute isso”, finalizou outro.

 


Por:
Francisco De Laurentiis, Thomas Polistchuk e Brendonw Klein, de Doha (QATA)/Espn
Esporteenoticia.com

 

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments