quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasCriado Comitê de Crise Hídrica e Governo/RO decreta situação de emergência por...

Criado Comitê de Crise Hídrica e Governo/RO decreta situação de emergência por seca intensa e baixo nível dos rios que afeta agropecuária, navegabilidade e abastecimento de água

Um decreto de situação de emergência em virtude da seca intensa provocada pelo “El Niño” em Rondônia foi publicado pelo Governo do Estado no final da última semana. Um comitê de crise hídrica foi criado no estado com representantes de diversos órgãos para traçar metas com objetivo de diminuir os impactos na região.

Entre os argumentos apresentados para que a situação de emergência fosse decretada, o Governo mencionou a redução no volume de chuvas, o registro de mínimas históricas em rios, o desabastecimento de água em algumas regiões do estado, tanto em áreas urbanas como rurais, e os prejuízos econômicos e sociais causados aos afetados.

   

Ainda conforme o documento, a seca tem afetado atividades de agricultura, pecuária e navegabilidade do rio Madeira. O decreto também menciona a possibilidade de suspensão de atividades escolares e a impossibilidade de acesso ao ensino.

O Governo afirma que a intensidade dos desastres vai demandar respostas não previstas nos planejamentos anuais e plurianuais, e por isso a necessidade da adoção de medidas emergenciais.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o El Niño deve durar pelo menos até abril de 2024 e deve atingir o pico no início do próximo semestre, quando costumam ser registrados os maiores volumes de chuva no estado.

Por: g1/RO
Esporteenoticia.com

 

 

 

   

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments