O Governo Federal autorizou a realização de um novo concurso Mapa para o preenchimento de 440 vagas efetivas. O grande destaque é pela contemplação do cargo de auditor-fiscal federal agropecuário (AFFA).
AUTORIZAÇÃO DE NOVOS CONCURSOS FEDERAIS: ACOMPANHE AQUI AO VIVO
Os cargos do novo concurso Mapa autorizado são:
- Agente de atividades agropecuárias – 100 vagas;
- Agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal – 100 vagas;
- Auditor-fiscal federal agropecuário – 200 vagas; e
- Técnico de laboratório – 40 vagas.
O Mapa chegou a realizar um processo seletivo em 2022 para temporários, cuja oferta foi de 360 vagas temporárias. A expectativa era grande por um novo concurso para efetivos.
ANFFA Sindical já projetava edital de auditor-fiscal
Em 2022, o presidente do ANFFA Sindical (Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários) falou sobre a possibilidade de um novo concurso Mapa para efetivos e projetava uma oferta de 350 vagas para a carreira de auditor.
Janus Pablo Macedo pontuou, ainda, que a previsão era que 20 vagas deste total seriam destinadas ao cargo de farmacêutico. “Temos um concurso projetado para um cenário futuro. A ministra (Tereza Cristina) reforçou o pedido ao Ministério da Economia com 350 vagas para auditores sendo 20 vagas para farmacêuticos”, diz.
As áreas deste novo concurso autorizado pelo Governo Federal devem ser desmembradas futuramente. Ao todo, foram anunciadas 4.436 vagas em 20 órgãos e 14 ministérios pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. As autorizações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!
Mapa recebe autorização do governo para 440 vagas com oferta para auditor-fiscal agropecuário.
Último concurso Mapa de auditor foi em 2017
O último concurso para o cargo de auditor-fiscal agropecuário, na função de veterinário, aconteceu em 2017. Além da graduação em Medicina Veterinária, foi necessário o registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria.
A seleção foi organizada pela banca Esaf e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 70 questões entre: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de exames discursivos e de títulos.
Além desse, em 2014, as pasta realizou uma seleção que foi prorrogada e teve sua validade expirada em 2016. Na época, foram oferecidas 796 vagas, em cargos dos níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Com lotação em todo o país, mais de 412.118 candidatos se inscreveram.
Mapa solicitou concurso com 786 vagas este ano
A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao pedido de concurso Mapa enviado ao Governo Federal em 2023 para carreiras do Plano Geral do Poder Executivo (PGPE). A oferta solicitada é de 786 vagas.
- Administrador – 37 vagas;
- Agente administrativo – 500 vagas;
- Analista técnico administrativo – 107 vagas;
- Arquiteto – três vagas;
- Arquivista – uma vaga;
- Assistente social – cinco vagas;
- Bibliotecário – três vagas;
- Contador – três vagas;
- Engenheiro – 86 vagas;
- Estatístico – nove vagas;
- Nutricionista – duas vagas;
- Médico – oito vagas;
- Psicólogo – oito vagas; e
- Técnico em assuntos educacionais – oito vagas.
“Ressaltamos que se trata de uma solicitação e que a confirmação do provimento de cargos efetivos só ocorrerá após a aprovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)”, disse o Mapa.
Por: Mateus Carvalho/QConcursos
Esporteenoticia.com