Há menos de 48h da cerimônia de abertura, os Jogos Intermunicipais de Rondônia foram adiados pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL). A competição estava com inicio programado para sexta-feira (29) em Porto Velho. Uma nova data deve ser divulgada em até 40 dias. A competição tinha sido confirmada para a capital rondoniense em agosto.
De acordo com a Secretaria, o adiamento se dá por conta do anuncio de hotéis contratados de não poder acomodar grande quantidades de atletas. A nota ainda atribui o problema a quantidade de hospedes atualmente que enfrentam dificuldade com transporte aéreo (nota na íntegra no final da matéria).
Ao total, eram esperados pelo governo de Rondônia que houvessem 2.200 participantes entre atletas, comissão técnica, dirigentes, arbitragem, coordenação estadual e municipal e equipe de apoio estivessem em atividades.
O ge.globo/ro teve acesso aos ofícios de três hotéis contratados que são datados desta quarta-feira (27).
Caso haja posterior cancelamento será a terceira vez consecutiva em que acontece a situação. Em Vilhena 2021, a ausência de vagas em hotéis também foi apontada como o motivo.
A prefeitura de Porto Velho deve se manifestar sobre o assunto em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28). Havia a programação da participação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica na cerimônia de abertura. A reportagem procurou o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Rondônia (SINDHOTEL/RO) mas ainda não recebeu retorno.
O evento esportivo foi instituído pelo Governo de Rondônia, por meio do Decreto nº 1.622, de 25 de outubro de 1983. Pela primeira vez, após 40 anos de criação, as competições vão ser realizadas em Porto Velho.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, informa que os Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, com início programado para o dia 29 de setembro, em Porto Velho, estão temporariamente suspensos e que uma nova data será definida nos próximos dias.
A Sejucel conta com a compreensão de todos e ressalta que o motivo do adiamento, conforme comunicados emitidos pelos hoteis que fizeram parte do processo licitatório, se deve a impossibilidade de realizarem as acomodações do grande número de atletas participantes no momento, além do alto índice de pessoas atualmente hospedadas, que enfrentam dificuldades com os transportes aéreos, havendo disponibilidade para data futura.