terça-feira, junho 4, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasLIBERADO o Calendário do SiSU, Fies e ProUni 2023: Confira Aqui os...

LIBERADO o Calendário do SiSU, Fies e ProUni 2023: Confira Aqui os Detalhes e Datas!

A divulgação antecipada deve favorecer o ingresso, pois, as novas datas se aproximam dos calendários letivos das instituições. Todos os programas são gratuitos, realizam a seleção virtualmente e estão sob responsabilidade do MEC. Quer saber mais sobre? Então, confira a seguir.

Veja quando você poderá se inscrever. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Calendário SiSU, ProUni e Fies 2023

Confira os detalhes sobre cada um dos três programas:

  • Sistema de Seleção Unificada: SiSU 2023

A saber, o SiSU oferece vagas em instituições públicas, tanto em Institutos Federais (IFs) quanto em Universidades Federais e Estaduais. Nesse contexto, a seleção é feita por meio da nota da última edição do ENEM, ou seja, a de 2022. As inscrições para o programa vão do dia 16 de fevereiro a 24 do mesmo mês. Por sua vez, o resultado será divulgado no dia 28.

  • Programa Universidade Para Todos – PROUNI 2023.1

Além disso, tem-se também o Programa Universidade Para Todos. Nele, a oferta é de bolsas de estudos em instituições particulares. Nesse caso, o programa deve utilizar as notas das duas últimas edições do ENEM, ou seja, 2021 e 2022. Sendo assim, cabe dizer que as inscrições para essa oferta começam no próximo dia 28 de fevereiro, seguindo até 3 de março. O resultado da 1ª chamada sairá no dia 7 de março, enquanto o da 2ª sairá em 21 do mesmo mês.

  • Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2023.1

O FIES, por sua vez, concede o financiamento dos cursos superiores com menores juros. Portanto, para participar, é necessário se enquadrar no critério de renda estabelecido. Nesse contexto, o Fies também utiliza a nota do ENEM, mas a partir da edição de 2010. A saber, as inscrições vão do dia 7 a 10 de março, e o resultado sai no dia 14 do mesmo mês.

Editais e mais

Para que fique ainda mais claro cada um dos processos de seleção, é preciso ler o Edital. No entanto, os três programas ainda não divulgaram o mesmo. Felizmente, isso deve acontecer ainda nesse mês de janeiro, assim como a consulta de vagas em cada um deles.

Desde 2021 os três programas passaram a contar com um único portal, o Acesso Único. A princípio, nele é possível encontrar informações, os calendários e também fazer as inscrições e acompanhar o processo seletivo. Para acessá-lo, vá em: https://bityli.com/KuExRk.

Portal Acesso Único

O Ministério da Educação (MEC), no ano de 2021, deu início ao projeto de Acesso Único à Educação Superior, uma parceria entre a SESU e a STIC. Diante disso, o Acesso Único vai além de uma ação de atualização tecnológica dos sistemas do Sisu, Prouni e Fies e está alicerçado em princípios como:

  • Segurança digital;
  • Modernidade;
  • Transparência;
  • Participação do usuário;
  • Integração;
  • Inteligência;
  • Monitoramento;
  • E, por fim, economicidade.

 

Por: Emilly Carvalho/Pronatec
Esporteenoticia.com

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular