quinta-feira, dezembro 8, 2022
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGeralMortes violentas intencionais em Rondônia cresceram, é o segundo pior estado em...

Mortes violentas intencionais em Rondônia cresceram, é o segundo pior estado em qualidade dos registros sobre estes tipos de óbitos

Rondônia teve um aumento de 9,9% no número de mortes violentas intencionais em 2021, em comparação com o ano anterior, passando de 413 para 454. Só de homicídios dolosos foram 422 registros no último ano.

Os dados são do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (28). As mortes violentas intencionais são a soma dos registros de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais.

(CORREÇÃO: O g1 informou inicialmente que duas cidades de Rondônia estavam entre os cinco municípios brasileiros com as maiores taxas de mortes violentas intencionais. O Anuário Brasileiro da Segurança Pública, no entanto, fez uma retificação nos dados no dia 29 de junho e retirou essas cidades do ranking. A informação foi corrigida e atualizada no g1 às 17h50 desta quarta-feira, 29).

Série histórica

O Anuário da Segurança Pública começou a ser divulgado em 2007 com dados de 2005. Desde então, Rondônia já registrou mais de 7,5 mil vítimas por mortes violentas intencionais.

Nos últimos 10 anos da série histórica, o pior ano foi o de 2016, quando 586 vítimas foram contabilizadas, desde então os números estavam em queda, mas voltaram a subir a partir de 2019.

Qualidade dos registros

Ainda de acordo com o Anuário, Rondônia também está entre os piores estados na qualidade estimada dos registros estatísticos, a frente apenas de Roraima.

Para definir o ranking de qualidade nos registros foram estabelecidos critérios como conceito, informações registradas, informações perdidas, convergência e transparência, sendo atribuídos no máximo 20 pontos para cada critério.

As piores notas do estado foram nos quesitos informações perdidas (7,50) e transparência (3,00), ficando com uma pontuação final de 51,29. O estado do Alagoas, classificado como o melhor em qualidade dos registros estatísticos, ficou com 91,34 pontos.

O Anuário
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.

O que diz o Governo de Rondônia?

O Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado, da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) informou que está em fase de “minutar um termo de cooperação que será assinado entre o Estado e a União, para um planejamento de combate e enfrentamento aos índices de violência, esse plano vem sendo estudado pelas equipes de inteligência da Sesdec”.

O Estado disse ainda que o plano é unir as inteligências estaduais e federais e das forças armadas para compartilhar as informações.

 

Por: g1 RO
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments