sexta-feira, maio 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioEducaçãoPROUNI tem datas de inscrições confirmadas, veja as principais diferenças entre PROUNI...

PROUNI tem datas de inscrições confirmadas, veja as principais diferenças entre PROUNI e FIES e as datas de inscrição de cada um deles

Para os estudantes que estão focados no ensino superior, é preciso estar atento às inscrições do Prouni e Fies no início de agosto. Sendo assim, o prazo para se inscrever no processo seletivo do Prouni vai de 1 a 4 de agosto.

Dessa forma, vale ressaltar que o programa oferece bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas. Assim, os estudantes que fizeram o Enem em 2020 ou 2021 terão a oportunidade de concorrer a uma bolsa.

Já no caso do Fies, as inscrições vão de 9 a 12 de agosto e tem como objetivo financiar cursos para estudantes de baixa renda em faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação.

Portanto, para participar os candidatos deverão ter feito ao menos uma edição do Enem a partir de 2010. Tanto no Fies quanto no Prouni os estudantes devem ter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação do Enem.

O que é Prouni?

Primeiramente, é preciso ressaltar que este ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a Medida Provisória que amplia o Prouni para estudantes de escolas particulares sem bolsas. Anteriormente, o programa contemplava apenas alunos de escola pública ou bolsista de colégios particulares.

Apesar da mudança, os critérios econômicos para ter acesso ao benefício continuam os menos. Sendo assim, alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos têm direito de aplicar o Prouni para concorrer a bolsas de 50% ou 100% em faculdades privadas.

Além disso, é preciso destacar que a nota usada para ingressar na universidade é a nota do Enem.

O que é Fies?

O Fies é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de oferecer financiamento do ensino superior em faculdades privadas. Dessa forma, através dele, é possível financiar de 50% a 100% do valor da mensalidade, de acordo com a renda familiar de cada estudante.

Sendo assim, o benefício não tem juros para aqueles com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Há ainda, outra modalidade do Fies, o P-Fies. Essa modalidade conta com juros variáveis e é voltada para pessoas com renda familiar de até cinco salários mínimos.


Por:
Victória/SeuCreditoDigital
Esporteenoticia.com

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments