Se você acha que é leonino (ou qualquer outro dos 12 signos do zodíaco), pode estar enganado. E o estudo dos movimentos da Terra vai te ajudar a entender o porquê.
⚠️Calma lá! Antes de começar a ler esta reportagem, um aviso: a astrologia, a teoria que fala sobre a influência dos astros nas nossas vidas, é profundamente rejeitada pela comunidade científica. Por isso, aqui NÃO vamos elencar as razões que a colocam à prova ou questionar seu status, mas apenas destacar um “probleminha” no horóscopo que a ciência pode esclarecer.
A questão toda tem a ver com o eixo de rotação do nosso planeta e seu movimento de precessão.
🌍 Sim, além da rotação (que forma os dias e noites) e da translação (responsável pelas estações do ano e os seus 365 dias), a Terra tem o seu movimento de precessão.
O astrofísico Rogemar Riffel, da Universidade Federal de Santa Maria, explica que ele é bastante lento e lembra o movimento de um pião (veja no infográfico abaixo como ele funciona).
“A Terra dá uma volta completa em torno do Sol em um ano, enquanto o período de precessão é de aproximadamente 26 mil anos”, diz o astrofísico.
Movimentos da Terra — Foto: Arte g1/Luisa Rivas
Posições mudaram = seu signo também (ou deveria)
Mas voltando ao papo dos signos. Qual impacto disso tudo no horóscopo?
A questão toda tem a ver com o fato de que a astrologia leva em conta a posição das constelações no céu para definir seu signo – e essas posições foram definidas há BASTANTE tempo.
Se você nasceu entre 23 de julho e 22 de agosto, por exemplo, muito provavelmente (existem exceções, segundo os astrólogos), você é de Leão porque essa é a constelação que estava atrás do Sol durante o seu nascimento.
Mas como foram os povos babilônios – uma das civilizações que ocuparam a Mesopotâmia, atual Iraque e Kuwait – que padronizaram o horóscopo há 2 mil anos, a exata constelação que hoje em dia corresponde a cada signo mudou por causa da precessão da Terra.
“O horóscopo é baseado na posição das constelações no céu em cada época do ano, ou seja, se a posição mudou, o signo também muda, mas os astrônomos [os cientistas, não os astrólogos] não se preocupam muito com as posições aparentes”, destaca Rogemar.
Como o signo é definido — Foto: Arte g1/Luisa Rivas
Desta forma, em teoria, o seu signo pode sim ser diferente do que você pensa. O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) – fez até um conta divertida sobre isso – SIM, uma organização intergovernamental de pesquisa em astronomia fez esse cálculo:
- Tecnicamente, uma pessoa nascida no final de setembro do ano 200 seria de Libra. ♎
- Se ela nascesse na mesma data no ano 2000, seria de Virgem. ♍
- E se nascesse no ano 4000, seria de Leão. ♌
Confuso? Quer descobrir então qual seria o seu “verdadeiro” signo? Por essa mesma lógica do ESO, é só voltar uma casa do zodíaco: gêmeos na verdade é touro, touro na verdade é áries, áries na verdade é peixe e etc.
A NPR (National Public Radio), dos EUA, divulgou uma tabela abaixo com a lista dos signos atualizadas (entretanto, pessoas que nasceram na transição entre dois signos podem ter mudanças conforme o ascendente, e também pode haver mudanças para quem nasceu em anos bissextos). Confira como fica:
- ♈ Áries – 19 de abril a 14 de maio
- ♉ Touro – 15 de maio a 20 de junho
- ♊ Gêmeos – 21 de junho a 20 de julho
- ♋ Câncer – 21 de julho a 10 de agosto
- ♌ Leão – 11 de agosto a 16 de setembro
- ♍ Virgem – 17 de setembro a 31 de outubro
- ♎ Libra – 1º de novembro a 24 de novembro
- ♏ Escorpião – 25 de novembro a 17 de dezembro
- ♐ Sagitário – 18 de dezembro a 19 de janeiro
- ♑ Capricórnio – 20 de janeiro a 16 de fevereiro
- ♒ Aquário – 17 de fevereiro a 11 de março
- ♓ Peixes – 12 de março a 18 de abril
Pronto, a Ciência explica essa confusão toda. Agora se a astrologia um dia vai considerar essa lista atualizada é outra história…
Por: Roberto Peixoto, g1
Esporteenoticia.com