terça-feira, junho 4, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasTurismo na Usina Santo Antônio de Porto Velho/RO, saiba como agendar o...

Turismo na Usina Santo Antônio de Porto Velho/RO, saiba como agendar o passeio gratuito na hidrelétrica de geração de energia no rio Madeira

As portas da hidrelétrica Santo Antônio Energia (SAE) foram abertas neste fim de semana para visitação do público em Porto Velho. Localizada no Rio Madeira, a usina é a quarta maior do país e responsável por gerar energia a 45 milhões de brasileiros.

O passeio turístico pela área externa da hidrelétrica será permanente e gratuito, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Segundo a Santo Antônio Energia, as visitas panorâmicas pelos três quilômetros da externa vão acontecer sempre nos sábados e domingos, pela manhã e à tarde, com duração de duas horas.

Qual o roteiro do passeio?

São quatro paradas. A primeira é o Edifício de Comando, local de onde se controla toda a usina. Já o sistema de transposição de peixes é a segunda parada. Nesse local, os visitantes podem ver grandes bagres do rio madeira.

O mirante é o terceiro ponto do passeio, com vista para a cidade de Porto Velho (e ideal para garantir a sua selfie). A última parada fica na margem esquerda do rio madeira e na parte mais alta da usina, local onde se faz a manutenção de uma parte das turbinas.

Um dos grandes atrativos da geradora de energia hídrica é o sistema chamado de vertedouro, por onde os troncos descem e seguem o fluxo pelo rio madeira. Este sistema é importante para que os troncos não encalhem nas turbinas.

O que é preciso para fazer o passeio?

  • Ter mais de 14 anos de idade;
  • Ter tomado as três doses de vacina contra a Covid;
  • Usar calça comprida, camisa ou camiseta com mangas (curta ou longa) e sapato fechado;
  • Portar documentos pessoais e de identificação;

Como agendar a visita?

Segundo a Santo Antônio, os ingressos para visitação na usina são gratuitos, mas devem ser agendados com antecedência no site Sympla. Clique aqui para agendar a visita.

O ponto de encontro para fazer o passeio será na Igreja de Santo Antônio/Memorial Rondon, que fica na Estrada de Santo Antônio, 4863 – Militar, em Porto Velho. É recomendado chegar ao local com 30 minutos de antecedência (em relação ao horário agendado para visitação).

 

Por: g1 RO
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular