quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasAtenção: Restituição do Imposto de Renda já está disponível para consulta; Veja...

Atenção: Restituição do Imposto de Renda já está disponível para consulta; Veja Aqui quanto receber

A restituição foi organizada em um calendário com cinco datas, que vão de maio a setembro. Confira como consultar. Como consultar a restituição do IR.

Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar aqui, no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.
publicidade

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Novidades restituição IR 2023
Um contribuinte que, por exemplo, não faz parte dos grupos prioritários e que entrega sua declaração logo nos primeiros dias do prazo, sem utilizar o modelo pré-preenchido ou sem informar o PIX, ele irá receber sua restituição depois de outra pessoa que enviou o documento no último dia do prazo legal, em 31 de maio e que tenha usado esses procedimentos.

Isto acontece pois, segundo a Receita, foi criada uma nova faixa de prioridade voltada para os contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido ou que escolheram receber a restituição via PIX.

Utilizar o modelo pré-preenchido não quer dizer que a pessoa está livre da malha fina, uma vez que é necessário conferir os dados para se certificar que não existem erros.

Os contribuintes mais organizados conseguem receber uma restituição mais alta, uma vez que eles costumam guardar com mais cuidado recibos e notas físicas. Isto pois existem despesas, investimentos e até contribuições que são dedutíveis da base do IR. Quem perde algum comprovante acaba recebendo menos.

Calendário da Restituição do IR 2023
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro

 

Por: Paulo Amorim/fdr
Esporteenoticia.com

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments