domingo, fevereiro 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasCONSEG de Ouro Preto entrega reivindicações de ampliação do videomonitoramento e outros,...

CONSEG de Ouro Preto entrega reivindicações de ampliação do videomonitoramento e outros, ao secretário estadual de Segurança Pública

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) de Ouro Preto do Oeste, José Luiz Chaves, popularmente conhecido como Zezinho Pé de Manga, esteve reunido com o secretário estadual de Segurança Pública de Rondônia, tenente-coronel BM Felipe Vital, e o tenente-coronel PM Henrique Barbosa. Na oportunidade, foram protocoladas reivindicações com o objetivo de melhorar a segurança pública em benefício dos ouro-pretenses.

O presidente do Conseg destacou que, entre as reivindicações feitas via documento, está a ampliação do videomonitoramento no perímetro urbano da cidade, a colocação de divisórias na sala do plantonista na Delegacia de Polícia local e outras reivindicações igualmente importantes.

José Luiz Chaves afirmou que é de grande valia a aproximação da cúpula de segurança pública do Estado com o Conseg. Neste aspecto, destacou a atenção do secretário Vital e do tenente-coronel PM Henrique Barbosa, que prontamente se colocaram à disposição do conselho em nome do governador do Estado, coronel Marcos Rocha. “Fizemos contato com o secretário Vital e o mesmo fez questão de conhecer ‘in loco’ a atuação do Conseg e, desta forma, abrir um canal de comunicação que certamente será concretizado em uma parceria.

Deixo registrado aqui nossos agradecimentos ao secretário Vital, ao coronel Henrique Barbosa, ao delegado de Ouro Preto Dr. Nick Locatelli e à sua equipe de policiais civis, ao capitão PM Farias e à sua equipe de policiais militares, sempre comprometidos com a segurança da nossa população, e aos bravos bombeiros militares, que não medem esforços para servir ao povo”, asseverou o presidente do Conseg, José Luiz Chaves.

O CONSEG de Ouro Preto do Oeste tem por incumbência discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários ligados à segurança que se refletem na segurança pública local, de forma estritamente técnica e privilegiada com os órgãos de segurança pública, cumprindo as diretrizes emanadas pelo Poder Público pelo Regulamento dos Conselhos Comunitários de Segurança. Representa um grupo de pessoas da comunidade que se reúnem para estreitar as relações entre a comunidade e as instituições policiais e fazer com que estas cooperem entre si.

Respeito aos direitos humanos, senso de comunidade, comprometimento, valorização da vida, responsabilidade, profissionalismo, cultura pela paz, planejamento, competência, honestidade, cidadania e ética são valores essenciais que permeiam o trabalho do CONSEG.

Para o secretário estadual de Segurança Pública, tenente-coronel BM Vital, a definição de CONSEG se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, que diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém direito e responsabilidade de todos.

Contudo, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos pudessem se reunir e pensar em estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de Polícia Comunitária. “O Conseg de Ouro Preto do Oeste é um exemplo que deve ser seguido pelos municípios que ainda não implantaram o respectivo conselho, um instrumento legal que vem somar às diretrizes que o nosso governador Marcos Rocha sinaliza positivamente.

Vamos incentivar a criação de novos conselhos em Rondônia com parcerias fortes e atuantes”, pontuou o secretário Vital, garantindo apoio incondicional às ações do Conseg de Ouro Preto do Oeste.

 


Por:
Alexandre Araujo/OuroPretoOnline
Fotos: Alexandre Araujo
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments