A assinatura do termo de compromisso e a entrega simbólica do cheque, ocorreu nesta última quinta-feira (07/07), na sede da COOCAMARPO, antigo “Lixão”, e contou com a presença de membros e da direção da entidade beneficiada; da gerente de desenvolvimento social, Elaine Pereira e diretoria da Sicoob Centro, além do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente – DMMA, o engenheiro florestal Caio Bispo Ferreira.
O projeto busca beneficiar as 30 famílias integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e toda a população da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, assim como as empresas potencialmente poluidoras, através da reciclagem de garrafas de vidro.
De acordo com o gerente da Sicoob Centro, Jociley Luiz (Faixa), este projeto, através da aquisição dos maquinários, além de ajudar financeiramente as famílias que fazem parte da COOCAMARPO, também busca minimizar os impactos ambientais, ao retirar do meio ambiente e reciclar milhares de garrafas que são jogas em aterros e locais inadequados.
“A Sicoob Centro além de promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação, está sempre engajada em ajudar a comunidade através de sua política de responsabilidade social e das boas práticas ambientais. É uma grande honra para Sicoob Centro fazer parte deste momento ímpar e poder disponibilizar à COOCAMARPO, ferramentas necessárias que irão auxiliar na preservação do meio ambiente”, destacou Faixa.
O engenheiro florestal Caio Bispo Ferreira parabenizou a diretoria da Sicoob Centro pela iniciativa e enfatizou a importância destes equipamentos para o meio ambiente. Caio ressaltou que atualmente a COOCAMARPO já recolheu mais de 50 mil garrafas de vidro e com este triturador, estas poderão ser recicladas e o material poderá ser utilizado como substituto da areia (porcentagem de até 50%), na construção de vigas, pilares e lajes, assim como na composição de asfalto.
Projeto contemplado
A COOCAMARPO realizou a inscrição do projeto junto a Siccob Centro e, após ter sido analisado e votado pela diretoria por meio dos delegados representantes dos cooperados, foi escolhido e aprovado entre vários outros projetos, a receber apoio financeiro de R$ 55.936,00.
Além da COOCAMARPO, a Sicoob Centro já comtemplou várias outras entidades filantrópicas no município de Ouro Preto do Oeste, a exemplo da Associação Pestalozzi e Promovida (Lar do Idoso), que foram agraciadas com projetos de energia solar.
Por: Gazeta Central
Esporteenoticia.com