Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro). O Processo Seletivo Unificado (PSU 2023/1) oferta vagas para cursos técnicos nas modalidades integrado, subsequente e concomitante ao ensino médio e cursos de graduação. O período de inscrição é de 7 de novembro até, precisamente, às 23h59 do dia 16/12/2022, podendo ser realizada inclusive aos finais de semana e feriados. São ao todo 3.636 vagas para os 10 campi da instituição.
Ofertando ensino público e gratuito, no Ifro não há cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, vagas reservadas às ações afirmativas/cotas sociais (pretos, pardos e indígenas), pessoas com deficiência e para o ensino superior há ainda reserva de vagas para egressos que concluíram o ensino médio na própria instituição.
“Chegou o momento de suma importância para o Ifro, o seu Processo Seletivo! Abrimos as portas desta instituição para que você, que quer fazer um curso técnico, um curso de graduação, tecnólogo, bacharelado e licenciatura, se inscreva e venha somar aos inúmeros alunos que estão conosco e aqueles que já tiveram uma formação no Ifro – nossos egressos – que são as testemunhas da qualidade do ensino que ofertamos para a sociedade rondoniense. No IFRO, você não faz apenas um curso, independente do nível, aqui você faz ensino, pesquisa, extensão e inovação, que te prepara para atuar em diferentes áreas do mundo do trabalho!”, explica o Reitor Pro Tempore do Ifro, Edslei Rodrigues de Almeida.
De acordo com a Coordenação de Exames e Admissão (CEA/Ifro) é de inteira responsabilidade do candidato a leitura na íntegra dos documentos que norteiam a seleção. O resultado preliminar deve ser publicado após às 18 horas do dia 21/12/2022. E no dia 30 de dezembro sai a divulgação do resultado final e a convocação para matrícula em primeira chamada. Seguindo o cronograma, a matrícula da primeira chamada ocorrerá via ambiente on-line de 2 a 11 de janeiro de 2023, seguindo as quatro etapas da pré-matrícula até a confirmação da matrícula.
Cursos integrados
O PSU 2023/1 para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, modalidade de ensino presencial, será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. Ao todo são 1.760 vagas, nos 8 campi: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena. Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos integrados, acesse:
Cursos concomitantes
Os Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio serão ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD). A seleção no PSU 2023/1 ocorrerá em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Há 200 vagas divididas entre o Campus Porto Velho Zona Norte (Técnico em Administração e em Informática) e o Campus Avançado São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração). Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos concomitantes, acesse:
Cursos subsequentes
Para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio há duas modalidades de ensino, conforme curso/campus: presencial ou a distância (EaD). E o PSU 2023/1 também será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.
São 480 vagas, nos Campi Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem), Jaru (Técnico em Administração e em Segurança do Trabalho), Ji-Paraná (Técnico em Administração), Calama (Técnico em Edificações, em Eletrotécnica e em Manutenção e Suporte em Informática), Zona Norte (Técnico em Administração e em Finanças), São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração e em Agronegócio) e Vilhena (Técnico em Eletromecânica). Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos subsequentes, acesse:
Cursos de graduação
Com 1.196 vagas, o PSU 2023/1 dos Cursos de Graduação oferta vagas na modalidade de ensino presencial ou a distância (EaD). A seleção será realizada em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio. Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos de graduação, acesse:
Por: RondoniAgora
Esporteenoticia.com