terça-feira, junho 4, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasMEC divulga Calendário 2023 para SISU, PROUNI E FIES; com objetivo de...

MEC divulga Calendário 2023 para SISU, PROUNI E FIES; com objetivo de conceder acesso ao Ensino Superior usando as notas do Enem

publicidade

Calendário Sisu, Prouni e Fies para 2023

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira (28/11), o calendário Sisu, Prouni e Fies. Para todos esses programas estudantis, pode ser utilizada a nota do ENEM 2022 que deve ser divulgada no dia 13 de fevereiro de 2023. A seguir, você confere as datas oficiais dos programas estudantis 2023 conforme disponível no portal oficial:

Calendário do Sisu

  • Inscrições: acontecem de 28 de fevereiro a 03 de março;
  • Resultados: liberados a partir de 07 de março.

Para isso, ele pode usar como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Inclusive, são oferecidas vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).

  • Data das inscrições: de 07 a 10 de março;
  • Divulgação dos resultados: a partir de 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada).

Com o Programa Universidade para todos é possível conseguir bolsas de estudo parciais (desconto de 50% das mensalidades) ou integrais (100% de desconto) em faculdades privadas.

Datas de inscrições do Fies

  • Início do período de inscrições: de 14 a 17 de março;
  • Divulgação dos resultados oficiais: a partir de 21 de março.

Por fim, e não menos importante, falamos um pouco sobre o Financiamento Estudantil (Fies. Este programa tem como objetivo oferecer a possibilidade de financiamento do curso. Ou seja, é concedido um empréstimo ao estudante de baixa renda para que ele consiga se matricular em faculdades privadas.

Após a conclusão do curso, o aluno precisa “devolver” os valores emprestados ao agente financeiro, seguindo as regras do contrato. Atualmente, o principal parceiro é a Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que todos os programas possuem regras e orientações próprias a serem seguidas corretamente, como o critério de renda familiar, por exemplo.

 

 

Por: Juliano Menta/NetEducação
Esporteenoticia.com

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular