sexta-feira, julho 5, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasMutirão de prevenção à hanseníase da Secretaria de Saúde em PVH/RO nos...

Mutirão de prevenção à hanseníase da Secretaria de Saúde em PVH/RO nos dias 29 a 2 de junho/23, com equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas

Um mutirão de saúde em prevenção a hanseníase será promovido pela prefeitura de Porto Velho nos distritos de União Bandeirantes, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre, entre 29 de maio e 2 de junho.

Segundo a coordenação municipal da doença, o foco do mutirão é fortalecer as ações de controle da doença em todo o município, além de identificar novos casos e contribuir para o treinamento de equipes médicas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o mutirão vai acontecer nas Unidades de Saúde de cada distrito e ação terá o apoio da Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

A ação conta com uma equipe multidisciplinar que é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que receberam treinamentos entre os profissionais.

O que é Hanseníase?

O que é a hanseníase e os números altos de contágio no Brasil. — Foto: Arte/G1

O que é a hanseníase e os números altos de contágio no Brasil. — Foto: Arte/G1

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela atinge principalmente a pele, mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo gerar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 2° lugar entre os países que mais registram novos casos, o alto número de diagnósticos aponta um grave problema de saúde pública.

Veja a programação do mutirão:

  • União Bandeirantes: 29/05 – 14h às 18h.
  • União Bandeirantes: 30/05 – 8h às 12h.
  • Nova Califórnia: 31/05 – 8h às 12h.
  • Extrema: 31/05 – 14h às 18h.
  • Extrema: 01/06 – 8h às 12h.
  • Vista Alegre do Abunã: 02/06 – Manhã e tarde.

 

Por: g1/RO
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular