terça-feira, junho 4, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasO Dia Internacional da Síndrome de Down em Ouro Preto foi lembrado...

O Dia Internacional da Síndrome de Down em Ouro Preto foi lembrado por uma carreata da Escola Pestalozzi, com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

A manhã da última terça-feira (21) “Dia Internacional da Síndrome de Down”, ficou marcada por uma carreata organizada pela equipe gestora da Escola Pestalozzi da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste/RO, com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da cidade.

Mesmo com o tempo chuvoso a carreata teve início às 10h, composta por alguns carros particulares puxados pelo grandioso caminhão do Corpo de Bombeiros, com sirenes, giroflex e faróis ligados, seguido de perto pelo carro de som, o ônibus da escola com todos os alunos e professores, com o carro da Polícia Militar seguindo atrás, dando segurança ao evento.

A saída foi na Praça da Liberdade ao lado do Quartel do Subgrupamento de Bombeiros Militar, na Av. Quinze de Novembro, a carreata seguiu pelas principais avenidas do centro da cidade e finalizou no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde todos foram recebidos com festa.

A Importância da data
A importância de termos esta data comemorativa é para celebrar a existência destas pessoas com Síndrome de Down, refletir sobre o caminho necessário para as tantas conquistas que tiveram até o momento e, acima de tudo, para trazer reflexão e conscientização da sociedade sobre a necessidade de entender de fato, a diversidade humana.

Dia 21 de março o Dia Internacional da Síndrome de Down
O dia 21 de março foi especialmente escolhido, pois faz referência às três cópias do cromossomo característica desta condição genética. Esta data foi lançada em 2006 pela Down Syndrome International (DSi), organização internacional comprometida em melhorar a qualidade de vida de pessoas com a trissomia e está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas desde 2011, numa iniciativa da comitiva brasileira.

Assim, nesta data, pessoas com síndrome de Down, seus familiares e aqueles que vivem e trabalham com elas no mundo todo, organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, a inclusão e o bem-estar destas pessoas.

Escola Pestalozzi, reflexão sobre o assunto
A Escola Johan Heinrich Pestalozzi e Associação Pestalozzi de Ouro Preto, convida todos a uma reflexão: temos contribuído de fato para a inclusão destas crianças e adolescentes? Conhecemos seus direitos e os garantimos para que possam desenvolver todo o seu potencial? Conseguimos nos livrar de preconceitos e atitudes capacitistas e caminhamos na direção do respeito às diferenças?

A Escola Pestalozzi de Ouro Preto convida todos neste dia de luta, a pensarem sobre o tema e a passarem a tomar atitudes que de fato corroborem com a inclusão efetiva das crianças e adolescentes com síndrome de Down de nossa cidade. Respeitar os indivíduos trissômicos é uma questão apenas de ser tão humano quanto eles. Acreditamos que ninguém tem uma alegria de viver tão grande, quanto alguém que tem Síndrome de Down.

Aprenda com eles a ser alguém mais feliz e muito mais leve. A Síndrome de Down só torna um ser humano, que já é único, ainda mais especial! Se alguém com Síndrome de Down cruzar o seu caminho nessa vida, aproveite a oportunidade de aprender um pouco mais com alguém cheio de alegria.

Às vezes, nós só precisamos que o diferente nos ensine como é simples viver! Eles mais do que merecem nossa admiração! Convidamos a todos munícipes a conhecerem nosso trabalho e nos fazer uma visita, a escola Pestalozzi fica na Rua Ana Neri, 342 – Jardim Tropical, Bairro do INCRA. E seja muito bem-vindo (a).

Por: Wellington Gomes
Informações: 
Taise (Secretária)
Esporteenoticia.com


RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular