Na manhã do último sábado (13), o prefeito Alex Testoni (sem partido), da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste/RO, concedeu entrevista a Rede Globo estadual para explicar a população sobre sua decisão de suspender os atendimentos à pacientes de outros municípios.
O prefeito Alex Testoni, foi incisivo em suas declarações, deixou bem claro que ficou insustentável os atendimentos, já que o contrato de regulação é um acordo que foi firmado em 2006 e já teria inspirado, além de que, a responsabilidade e interesse de renovação são dos prefeitos dos municípios interessados.
Alex também esclarece, de que estava sendo explorado por prefeitos incompetentes que não fazem pela sua população, e que um desses municípios teria acordo de apenas 10 cirurgias em contrato, porem, Ouro Preto bancou cerca de 78 cirurgias eletivas, isso além de onerar o orçamento, toma o lugar dos habitantes locais.
Testoni ainda afirmou que recebeu cerca de 686 mil reais para um ano, “para tender 6 municípios”, este valor foi consumido nos primeiros 4 meses iniciais, inclusive, a tabela praticada é de 2006 e que nunca teve atualização, acumulando grande defasagem.
Alex também disse, que um desses municípios possui aparelho de Raio-x empacotado, já que fica muito mais barato para eles, solicitarem ambulâncias para transportar seus pacientes para atendimento em Ouro Preto, de que manter profissionais ativos para atendimentos em suas cidades.
Durante a entrevista, o prefeito ainda afirmou que todos os munícipios foram avisados da paralização dos atendimentos, inicialmente verbal para que eles se organizassem, mas ninguém se manifestou, então recentemente todos os prefeitos receberam a notificação por escrito, portanto o prefeito Alex garantiu, que o corte foi para os atendimentos de consultas e cirurgias eletivas, mas que continua dando atendimento para urgências e emergências.
Interessado em dar um final para esta história, o prefeito Alex Testoni anunciou que nesta terça-feira (16) a partir das 9h, reunirá com o Ministério Público de Rondônia em Ouro Preto (MP/RO-OPO) juntamente com toda sua equipe da Saúde Municipal, com a presidente da Câmara Rosaria e vereadores, na presença do Secretário de Estado da Saúde, Coronel Jefferson Rocha e comitiva, no auditório da MP/RO-OPO, para esclarecimentos e alinhamento da saúde municipal/estado e mostrar a verdade.
Por: Wellington Gomes
Esporteenoticia.com