quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasProfessora da UNIR recebe “PRÊMIO CAPES DE TESES 2023” na área de...

Professora da UNIR recebe “PRÊMIO CAPES DE TESES 2023” na área de Linguística e Literatura

Com a tese “Estudos Feministas da Tradução no Brasil: Percursos históricos, teóricos e metodológicos na produção científica nacional (1990-2020)”, a professora Naylane Araújo Matos, do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras (Dale) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho, foi premiada na primeira etapa do Prêmio Capes de Tese 2023, configurando-se como a melhor tese do Brasil na área de Linguística e Literatura.

O resultado preliminar do concurso foi divulgado no último dia 14 de agosto pela Capes (acesse aqui). Na relação estão as 49 teses premiadas na primeira etapa, uma por área do conhecimento, incluindo Linguística e Literatura – na qual a professora Naynale foi contemplada. Dessas 49 selecionadas, três irão receber o Grande Prêmio Capes de Tese – um por cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – que será divulgado no Diário Oficial da União em novembro, e a solenidade de entrega do prêmio ocorre em dezembro. Com 1.469 trabalhos, a edição de 2023 teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso, que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros.

Naylane é professora no Departamento de Línguas Estrangeiras da UNIR e atua também como tradutora e militante feminista antirracista e anticapitalista. Sua tese, defendida em 2022 no programa de Pós-Graduação em Tradução da UFSC, sob a orientação da professora Andréia Guerini, teve como objetivo principal analisar o desenvolvimento dos Estudos Feministas da Tradução no Brasil por meio de um mapeamento dessa recente área de estudo no contexto da produção científica nacional, desde seus primórdios na década de 1990 até 2020.

A pesquisa levou em consideração as especificidades históricas das lutas das mulheres no Brasil e sua articulação com as lutas internacionais, a institucionalização do feminismo e políticas feministas de tradução que visam forjar alianças transnacionais na luta pela transformação social.

 

 

Por: RondoniAoVivo
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments