quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioColunistasEntenda por que chove tanto em Rondônia! Inverno amazônico período marcado por...

Entenda por que chove tanto em Rondônia! Inverno amazônico período marcado por chuvas intensas: Cidades Prejudicadas e famílias desabrigadas

As fortes chuvas que são registradas desde o começo de março, fizeram com que rios transbordassem e que cidades ficassem alagadas, deixando famílias desabrigadas e desalojadas em diversas cidades de Rondônia.

Mas o que está causando tantas chuvas no estado? E por que está chovendo por tantos dias? Segundo o meteorologista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Luiz Alves, esse é um padrão do ‘inverno amazônico‘.

“As chuvas são comuns nessa época do ano. A gente está dentro do inverno amazônico, então é comum ocorrer dias com grandes volumes de precipitação, com muita chuva e vários dias consecutivos com chuvas, isso é normal”, explicou.

No entanto, o meteorologista explica que as chuvas que atingem as cidades de Rondônia durante o mês de março estão, de fato, acima da média.

“As chuvas já estão acima do normal, isso porque a gente tem a influência do fenômeno La Niña, que está atuando no Oceano Pacífico e ele tem como principal consequência, aumentar a intensidade das chuvas e a quantidade em toda região amazônica“, explicou. Região CentralRio Machado passa de 10 metros e Ji-Paraná entra em alerta para nova enchente.

A média história de chuva do mês de março foi superada nos primeiros 21 dias do mês. De acordo com o Sipam, a normal climatológica 1961-1990 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 273,9 mm, mas logo nos primeiros 21 dias do mês, o estado registrou um acumulado de 366,8 mm.

Previsão do tempo, Rondônia, Nublado, Chuva, Porto Velho — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

Previsão do tempo, Rondônia, Nublado, Chuva, Porto Velho — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1

Mais chuva

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está atuando sobre a região e traz muitas nuvens carregadas que se espalham sobre o estado, trazendo muita chuva e o declínio da temperatura.

Ainda segundo o órgão, até o final de março, há previsão de mais chuva na capital, com volumes esperados superiores a 100 mm acumulados ao longo dos próximos dias.

Alerta do Inmet:

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de nível laranja devido ao acumulado de chuvas previstos para a região.

O alerta de nível laranja significa risco de chuvas de 50 a 100 milímetros em 24 horas, além de riscos de inundação, transbordamento de rios e deslizamentos.

Alerta laranja de chuvas intensas é emitido para Rondônia — Foto: Imet

Alerta laranja de chuvas intensas é emitido para Rondônia — Foto: Imet

 

Por: Thaís Nauara e Mylla Pereira/g1-RO
Esporteenoticia.com

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments